Próximas semanas devem trazer novidades sobre Brandin Cooks

Mesmo que seja a offseason da NFL e  Brandin Cooks não seja free agent, seu nome poderá surgir nas próximas semanas à medida que a próxima temporada se aproxima.

O wide receiver de 24 anos estará jogando no quinto ano de seu contrato de novato, o que significa que ele ganhará US $ 8,5 milhões após ter ganho apenas US $ 1,57 milhões no ano passado. Ele tem esse valor garantido a partir do dia 14 de março.

A partir de agora, Cooks tem o 13º salário base mais alto na NFL entre wide receivers, o que parece certo, já que ele terminou em 11º em jardas recebidas, mas em comparação com os outros recebedores dos Patriots, esse não é um valor justo.

Julian Edelman e Chris Hogan combinados não vão ganhar  tanto quanto o Cooks entrará ganhando em 2018 e se e quando Danny Amendola assinar, os salários combinados do trio não serão muito mais do que os US $ 8,5 milhões que seriam pagos para Cooks. Com a forma como os Patriots operam, isso pode ser algo que eles podem abordar.

Pode ser feito de duas maneiras:

Primeira, liberá-lo antes do novo ano da liga começar, pois não há dinheiro morto, mas isso provavelmente não é uma opção. Os Patriots trocaram uma seleção de primeira rodada por ele no ano passado e ele está saindo de um sólido primeiro ano em New England. Cooks terminou o ano com mais de 1.000 jardas recebidas e imediatamente se tornou um dos alvos favoritos de Tom Brady. Descartar ele agora depois de uma temporada como a que teve e depois de trocar uma escolha de primeira rodada para adquiri-lo, não faz nenhum sentido.

A segunda opção é assinar uma extensão de contrato e diminuir o seu  cap hit  para a próxima temporada. Isso pode ser complicado, no entanto.

Com Cooks se tornando um free agent após esta próxima temporada, ele provavelmente vê isso como uma chance de ganhar dinheiro com um contrato de longo prazo e uma grande quantia de dinheiro. Os Patriots, por outro lado, provavelmente não querem fazer isso, pois não é assim que eles operam, especialmente com os recebedores.

New England provavelmente adoraria que ele assinasse uma extensão de dois ou três anos e baixasse seu hit de 2018 no processo, mas Cooks realmente gostaria de fazer isso quando sabe que provavelmente poderia conseguir um acordo de longo prazo na próxima temporada?

A única vantagem que os Patriots poderiam ter é o quanto Cooks gosta de trabalhar com Brady e vice-versa. Com apenas 24 anos, Cooks poderia querer estar com Brady nos últimos anos de sua carreira e ainda ser jovem o suficiente onde ainda poderia conseguir um contrato grande quando Brady se aposentar.

Não seria uma surpresa ver os Patriots abordarem Cooks sobre uma extensão de contrato nas próximas semanas, a questão é quão atrativo seria este contrato?

O pior cenário é Cooks e os Patriots não fazerem nada nas próximas semanas e ele jogar esse ano recebendo os US $ 8,5 milhões. Ele se tornaria um free agent após essa temporada que vai começar e exploraria o mercado onde provavelmente muito dinheiro seria oferecido a ele.

Com 65 passes recebidos para 1.082 jardas e sete touchdowns na última temporada, foi a melhor primeira temporada para um recebedor dos Patriots trabalhando com Brady desde Randy Moss. Assumindo que Edelman fique saudável na temporada, Cooks poderia ter um ano ainda melhor com as defesas prestando mais atenção ao meio do campo, o que poderia permitir que Cooks obtenha uma cobertura de apenas um jogador em diversas situações.

Os Patriots trouxeram Cooks com a suposição de que Edelman estaria no campo com ele, então quando a temporada começar todos terão a noção do real impacto de Cooks nesse ataque dos Patriots.

Enquanto uma extensão de curto prazo é provavelmente o que a equipe preferiria, olhando para os outros recebedores dos Patriots, Edelman tem 31 anos, Amendola tem 32 anos, Hogan tem 30 anos e Malcolm Mitchell tem algumas preocupações com a sua saúde, então talvez os Patriots realmente tenham que tentar manter Cooks por mais de duas ou três temporadas. 

Assinar a uma extensão agora certamente seria mais barato do que na próxima offseason quando ele será um free agent de 25 anos.

Embora possa parecer estranho que o nome de Cooks esteja em alguns rumores nas próximas semanas, há uma boa razão para isso, especialmente se ele vai receber ou não um novo contrato.