Conheça mais sobre o tão cobiçado Lombardi Trophy

A equipe vencedora no domingo ganhará a posse permanente do Troféu Vince Lombardi, um troféu de prata criado pela Tiffany & Company, que é entregue anualmente ao vencedor do Super Bowl.

O troféu foi nomeado em homenagem ao falecido Vince Lombardi antes do Super Bowl V. O troféu tem uma bola de football de prata em tamanho real montado em uma posição igual como a bola fica quando o kicker a chuta, e fica em cima de um suporte em formato de pirâmide de três lados côncavos.

  • Altura: 20,75 polegadas
  • Peso: 107,3 ounces
  • Valor: mais de US $ 10.000

Há uma história muito interessante de como o Troféu Vince Lombardi foi projetado.

Em 1967, o então Comissário  da liga Pete Rozelle assumiu o encargo de encontrar um troféu para o primeiro Campeonato AFL-NFL Championship.

O ex-diretor executivo da NFL, Don Weiss, em seu livro “The Making of the Super Bowl”, disse que Rozelle queria que o troféu fosse alinhado de acordo com sua visão sobre o jogo e que fosse de primeira categoria.

A única empresa que ele entrou em contato foi a Tiffany, que enviou o chefe de design da empresa, Oscar Riedener, nativo da Suíça que não sabia nada sobre football. Reidener foi para a FAO Schwartz e comprou uma bola de football e a colocou em cima de sua mesa da cozinha. Na manhã seguinte, ele pegou uma caixa de Cornflakes (isso mesmo aquele cereal matinal), serviu-os em uma tigela e olhou para a bola de football enquanto estava comendo.

Ao finalizar seus Cornflakes no café da manhã, ele pegou um par de tesouras, começou a cortar a caixa vazia e a transformou-a em uma base para o troféu onde a bola de football poderia ser fixada no topo.

Alguns dias depois, com Rozelle e uma delegação da Tiffany, Riedener desenhou um esboço de seu design em um guardanapo. Rozelle gostou do que viu e esse continua sendo o design do Lombardi Trophy 51 anos depois.