A última jornada de Belichick, Josh e Matt e quem deve assumir.

Não importa o que aconteça, os Patriots têm no máximo mais dois jogos com Bill Belichick, Josh McDaniels e Matt Patricia juntos no comando dos Patriots, já que parece certo que ambos os coordenadores irão para outras equipes após a temporada.

O trio tem estado em seus papéis atuais desde 2012, quando McDaniels voltou para New England e Patricia recebeu o cargo de coordenador defensivo.

Foram seis anos de um sucesso tremendo. Durante esse período, os Patriots tiveram um recorde de 75 vitórias e 21 derrotas na temporada regular, dois Super Bowls vencidos em três aparições, e seis partidas disputando o título da conferência americana. Nenhum trio nunca chegou perto disso na história da NFL.

Uma jornada absolutamente notável, que tem sido a chave para o sucesso dos Patriots. A continuidade desses três,  e de vários outros membros da equipe de treinadores e de jogadores importantes tem sido o motivo para o domínio dessa organização.

Tom Brady e McDaniels têm indiscutivelmente a melhor relação entre um quarterback e um coordenador ofensivo em todo o football. Os dois estão em constante comunicação ao longo da semana sobre planos de jogo e maneiras de melhorar, mesmo quando estão longe das instalações do Gillette Stadium. Então, uma vez que o jogo começa, ninguém conhece Brady melhor que o McDaniels.

“Tive a sorte de ter a oportunidade, voltando até 2004, de ter uma oportunidade de treiná-lo como jogador de football, mas também conhecê-lo como pessoa”, disse McDaniels em uma teleconferência mais cedo essa semana. “Muitas coisas mudaram desde 2004. Agora temos filhos, somos casados e usamos outros chapéus – marido, pai – mas certamente ele é tão bom nessas outras coisas como ele é como jogador de football, se não melhor. Ele tem sido um grande amigo – tive um excelente relacionamento durante muitos, muitos anos com ele. Foi um privilégio treiná-lo. “

Quem vier a substituir  McDaniels, que deve ser provavelmente o treinador de wide receivers, Chad O’Shea, simplesmente não terá o mesmo relacionamento com Brady como McDaniels. E, em geral, o ataque não será o mesmo por causa do talento de McDaniels no que ele faz. Não haverá uma queda enorme, mas certamente as coisas não funcionarão tão eficientemente quanto com  McDaniels.

Defensivamente, este pode ter sido o melhor trabalho de Patricia com a unidade defensiva. Após as primeiras quatro semanas do ano, quando a defesa foi de segunda a última em pontos permitidos, terminou o ano em quinto lugar, em uma recuperação na hora em que mais era necessário.

Patricia não só conseguiu que a unidade voltasse a ser consistente rapidamente na hora necessária, ele fez isso com vários jogadores que não estavam com os Patriots durante o training camp.

Marquis Flowers veio dos Bengals no início do ano e acabou desempenhando um papel importante no corpo de linebackers. No meio do ano, Eric Lee foi contratado junto aos Bills e ele é um jogador muito importante nessa defesa.

A maior força de Patricia como treinador é que ele tira o máximo proveito de seus jogadores. Mesmo que eles não sejam os mais habilidosos, ele descobre o que eles fazem de melhor e faz com que eles se encaixem em sua defesa. Além disso, os jogadores adoram jogar para ele.

“Você pode dizer que o treinador Patricia realmente se importa e ele realmente acredita em seus jogadores”, disse o novato Adam Butler no início desta temporada. “Obviamente, ele acredita em si mesmo e em seu sistema, ele é alguém com quem é realmente fácil de se reunir e acho que algo que melhora nos jogadores é quando eles têm uma química com o seu treinador. Ele é alguém que tem uma química com todos os seus jogadores, não apenas com alguns “.

Se não assumir um trabalho de head coach, Brian Flores seria o principal candidato para substituir Patricia e, embora ele provavelmente venha a fazer um bom trabalho se assumir o posto de coordenador defensivo, será difícil substituir Patricia. Não só quando se trata da maneira como ele treina e tira o máximo proveito de todos, mas pelas conexões que ele fez com os jogadores ao longo dos anos.

Olhando os jogos da NFL nas últimas semanas, é bastante óbvio o quão bom são os treinadores dos Patriots. A próxima temporada certamente não será um desastre, mas não será como as com Belichick-McDaniels-Patricia.

Será muito difícil um trio conseguir o que eles conseguiram ao longos dos anos.