A concussão de Rob Gronkowski, ele vai jogar o Super Bowl?

O tight end do New England Patriots Rob Gronkowski está se recuperando de uma concussão que o deixou fora da reta final da partida do último domingo.

Então, o que será necessário para Gronk estar pronto para o Super Bowl daqui a 12 dias?

Logo que Gronkowski sofreu a pancada na cabeça, ele foi levado imediatamente para o vestiário, onde ele entrou no protocolo de concussão da NFL.

Em todos os jogos da NFL, há observadores da liga que ficam na sideline de ambas as equipes para cuidar de casos de possíveis concussões. Se eles verem algo que leve a conclusão que uma concussão possa ter ocorrido, o jogador pode passar por uma avaliação de concussão na lateral de campo.

No caso de Gronk, no entanto, dava para ver que após a pancada na cabeça ele estava atordoado e nesses casos pelo protocolo, é exigido que o jogador vá ao vestiário para que seja feita uma avaliação por um consultor independente de neuro-trauma.

O jogador é colocado em um ambiente silencioso para descansar e recebe avaliações neurológicas durante um período de  tempo. Se o jogador passar nos testes, ele pode ter permissão para voltar a jogar. Caso contrário, ele está fora do resto do jogo.

Para ser liberado, o jogador que sofreu uma concussão deve estar recuperado tanto em termos de sintomas, quanto de cognição e equilíbrio.

Então, e só então, ele será autorizado a voltar a treinar, começando por um treino aeróbico leve e trabalhando lentamente no caminho para poder voltar a treinar no campo. Ele também deve ser clinicamente liberado pelo consultor de neuro-trauma e pelo médico da equipe antes de voltar a treinar.

No caso de Gronk, apenas o tempo dirá se ele estará pronto para jogar no Super Bowl em Minnesota no dia 4 de fevereiro.

Os sintomas de uma concussão podem continuar a se desenvolver ao longo do tempo e podem durar minutos, horas, dias ou semanas, dependendo de sua gravidade.

O que resta agora é esperar e torcer por sua recuperação rápida e completa, para que tenhamos um de nossos jogadores mais importantes apto a jogar o Super Bowl.